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quinta-feira, 18 de junho de 2015

Como Publicar um jogo na Steam Greenlight ? [ Estudo de caso ]


Ola caro desenvolvedor ou gamer, venho apresentar a você um estudo de caso muito interessante. relacionado a Steam GreenLight, foram 6 dias de observação em 3 projetos distintos. postados no mesmo período, tudo isso para poder coletar informações e dados sobre comportamento e funcionamento do sistema da Steam GreenLight e seus usuários.


O que você vai ver nesse estudo de caso: 
- > Como enviar um jogo para a Steam Greenlight !
- > Como funciona o processo de aprovação[ Quantos votos são necessários para ser aprovado]
- > Como funciona o comportamento dos usuários na Steam GreenLight.
-> Quais cuidados devemos ter antes de enviar um projeto para a Steam GreenLight.

Esse artigo tem como objetivo trazer varias informações sobre o funcionamento do sistema da GreenLight,

Espero que todos aqueles que pediram isso através do meu canal  de tutoriais[ IDBTutoriais ] , do canal de Vlogs Jornada Indie e também no meu twitter @ClaudioRainho gostem do conteúdo e caso tenham alguma duvida que não tenha sido esclarecida durante esse texto me envie, farei o possível para responder !


Como criar uma conta desenvolvedor.
Vamos começar falando do processo de entrada na Steam como desenvolvedor, a primeira coisa que você precisa é ter uma conta normal na Steam, depois entrar na pagina da GreenLight e pagar a taxa de "inscrição", a Steam cobra um valor único para que você tenha o direito de publicar jogos no sistema deles, o valor é de $100 ( Cem dólares ), o dinheiro é revertido para caridade, porem isso é um processo natural, assim como na loja de aplicativos do Google ou Windows Phone nos pagamos uma taxa de "Inscrição", obviamente em valores reduzidos, depois que você paga você terá o direito de publicar quantos jogos quiser, isso mesmo, não tem limites, e a taxa é unica não se paga por ano, você só paga uma vez, diferente de outras lojas de "jogos/Aplicativos".

Enviando o seu primeiro jogo.

Agora que você ja tem uma conta na Steam já pagou a taxa  para enviar jogos, você pode colocar qualquer merda... digo jogo, na steam GreenLight, e como fazer isso? fácil, clica no botão verde no topo da tela na pagina da GreenLight.

Link: http://steamcommunity.com/greenlight

Vai estar escrito "Envie o seu produto", ao clicar nesse botão você começa o processo de submissão do seu jogo, e eu vou explicar detalhadamente cada parte do processo.

Bom na primeira pagina de submissão temos os seguintes campos para preencher:
Nome do projeto: é basicamente o nome do seu jogo/Programa.

O que você esta enviando ? Você pode escolher dentre 3 opções de envios para a Greenlight !

- Jogo:
 Nessa opção você esta dizendo que esta enviando um jogo, finalizado e pronto para ser vendido !

- Software : Essa opção é para quem quer enviar um programa.

- Conceito:
Essa opção é boa para quem quer enviar um jogo,  apenas para que as pessoas conheçam seu projeto, porem um conceito não participa do sistema de votação e também não cai na time line dos projetos que podem entrar na Steam, você apenas tem um perfil do seu jogo lá, o qual pode divulgar para os amigos.


Imagem de propaganda: Essa imagem vai ser o cartão de visita do seu projeto, quanto mais chamativo for a imagem de propaganda mais usuários vão visitar o seu projeto.

Descrição do projeto: Aqui você deve falar sobre o seu jogo, não existe limite, então explique bem sobre o seu jogo para evitar problemas, com relação a idioma, coloquem um texto no seu idioma no caso Português Brasileiro e também coloquem em Inglês, porque a Steam Greenlight é Global.
Obs: mais a frente vamos falar sobre o comportamento dos usuários com relação aos 3 jogos enviados para teste, em um dos projetos eu traduzi a descrição através do Google tradutor, todos sabemos que a tradução fica horrível, a reação embora esperada, trouxe muitos comentários negativos para o projeto, então fica a dica, escreva sua descrição em português e leve para sua professora de inglês na escola ou na faculdade para fazer a revisão do seu texto ou até mesmo traduzir para você, tenho certeza que você será ajudado.



Categorias: Aqui você classifica melhor o seu projeto, podendo marcar :

Gênero: como por exemplo Ação, Aventura, "Simulador" ;) entre diversos outros.
Categoria: essa é mais utilizada para programas, como por exemplo: editor de foto.
Plataforma: a Steam é uma plataforma exclusiva para PC, porem o PC é dividido por Sistemas Operacionais, você deve marcar em quais o seu jogo vai rodar.

Idioma: aqui você deve marcar todos os idiomas que seu jogo vai ter suporte.
Player: basicamente modos de jogo, ou seja, Single Player, Multiplayer entre outros. 


E por fim da primeira parte: A Steam vai perguntar se você tem os direitos para vender o seu produto e se você concorda com os termos deles, provavelmente você não vai ler, mas eu recomendo que leia, provavelmente você estará vendendo sua alma nesse termo e nem sabe !


Depois disso tudo basta clicar em continuar para finalizar a submissão do seu projeto.
Na pagina seguinte aparece apenas duas situações, nela você poderá fazer Upload de imagens e enviar os links dos videos/Trailer do seu jogo.
Envie quantos videos e imagens quiser e clique em continuar.


Bom, está finalizado o processo de submissão, porem seu jogo ainda não esta no ar, a Steam recomenda que você revise seu projeto, depois que você revisar basta clicar em publicar.
Quando o seu jogo estiver publicado ele vai aparecer na Time Line da Steam GreenLight, logo no topo, mas fique atento, as vezes pode demorar alguns segundos, dos 3 projetos enviados um deles levou quase 2 minutos para aparecer na pagina !

Agora é só aguardar pelas visitas, votos e comentários.

Como funciona o processo de aprovação[ Quantos votos são necessários para a aprovação ] 
Eu conversei com 6 pessoas que publicaram jogos e foram aprovados na Steam, basicamente você precisa atingir 100%  do caminho, para crescer com essa porcentagem seu jogo precisa receber votos  "Sim" quanto mais votos, mais sua % aumenta, porem não existe um valor fixo para a quantidade de votos, dos 6 que conversei o que mais precisou de votos foi 8 mil votos para que seu jogo fosse aprovado, e o que menos precisou teve cerca de 3 mil votos, então essa quantidade de votos aparentemente varia, não sei dizer o real motivo disso e nenhum dos desenvolvedores que eu conversei sabiam.

Obs: Teve casos de desenvolvedores que chegaram a marca de 100% porem demorou um bom tempo ainda para ser aprovado para entrar na Steam, possivelmente pela quantidade de jogos na frente com votação superior.

Vou falar as votações que os jogos tiveram no prazo de 5 a 6 dias no GreenLight.

Cube-Runner Adventure: Atingiu 272 votos sim e conseguiu 20% do caminho para a Steam !
(5 dias na Greenlight).


Moon Simulator:  Atingiu 54 votos sim e conseguiu 4% do caminho para a Steam !
(6 dias na Greenlight).


Serial Killer Simulator:  Atingiu 380 votos sim e conseguiu 28% do caminho para a Steam !
(6 dias na Greenlight).


Saiba chamar atenção na medida certa.

Embora muito visitada,  a GreenLight recebe muitos jogos novos todos os dias, eu realmente não acreditei quando vi, mas no prazo de 6 dias, foram 61 jogos novos cadastrados, um jogo novo fica no máximo 2 dias na Home da GreenLight, então saiba chamar a tenção dos usuários no primeiro dia, Cube-Runner e Moon Simulator não tiveram tantos acessos quanto Serial Killer Simulator, pelo simples fato da imagem de capa ter chamado mais a atenção dos usuários, então caprichem na imagem de propaganda.


Como funciona o comportamento dos usuários na Steam GreenLight.

- Comparativos :
como eu citei logo acima, eu envia 3 projetos para testar esse "comportamento "
em todos os projetos teve comentários bons e ruins, porem comentários ruins prevalecem, e isso ocorre com todos, dos 6 desenvolvedores que converseis não teve exceção, então esteja preparado para comentários extremamente sinceros, e comparativos com outros jogos.

Vamos ver o que aconteceu com os 3 projetos na questão comparativos.

Cube-Runner Adventure:  Com apenas 20 comentários em 5 dias, o jogo teve apenas 3 comparações, com jogos antigos com Super Meet Boy e Braid, pelo fato do personagem no trailer ter o poder de controlar o tempo.

Moon Simulator: Esse não teve comparativos, mas muitos falaram que realmente estão cansados de simuladores, porque será [ sarcasmo ] .

Serial Killer Simulator: Esse projeto sofreu um pouco por ser lançado na GreenLight junto com o lançamento recente do jogo Hatred que possui uma temática semelhante, e não foi perdoado com comparações, então se você não quer ler comparação do seu  jogo com outro, seja original e criativo, ou lance seu jogo com um intervalo grande de tempo com relação ao semelhante.

Inveja : Esse comportamento é genérico e cartão de visita de hater, porem tome cuidado, se o seu jogo tem algum objeto, modelo ou animação que não foi feito por você, alguém vai atirar isso na sua cara, esteja preparado para isso, eu não vejo a terceirização como algo ruim, eu concordo que isso é necessário, mas conversando com alguns Devs, eu ouvi casos que o usuário teve a moral de pegar o link do asset que o Desenvolvedor usava e postar nos comentários do jogo na Steam GreenLight, obviamente fez isso com o objetivo de denegrir de alguma forma o projeto.

Dificilmente vamos mudar esse tipo de atitude, mas temos que estar preparados psicologicamente para isso.

Com relação a inveja vou falar o que ocorreu com cada um dos 3 projetos enviados.

Cube-Runner Adventure:  Embora todos os objetos do cenário do jogo seja parte de um Asset da Unity, ninguém notou ou reclamou de tal situação, mas eu entendo o porque, os Assets que eu usei são antigos e nativos de versões bem antigas da Unity, provavelmente ninguém reconheceu ou lembrou deles.

Moon Simulator: Nesse jogo eu não tenho o que falar, afinal não tinha nada, apenas uma imagem da lua e um video de uma lua girando.

Serial Killer Simulator: Agora sim um projeto que mexeu com as pessoas, fiz questão de destacar o carro que ja vem na Unity na imagem de capa e no trailer[ bosta] que fiz, não deu outra, as pessoas fizeram questão de comentar sobre isso, porem ninguém notou que os postes, arvores, cercas e ruas também eram assets. o que me leva a notar que quem faz esse tipo de critica são desenvolvedores, afinal, dificilmente um gamer tem tal conhecimento.


Criticas Gerais: Mesmo com vários votos positivos nos projetos, as criticas prevalecem nos comentários, criticas como esse jogo é uma merda, ou esses gráficos são péssimos, tem de sobra, as pessoas vão falar mal, mas saiba filtrar o que realmente é uma critica construtiva e evite se deixar levar com os comentários fortes.

Obs : Criticas com relação a gráficos existem, porem as pessoas que fizeram jogos 2D e publicaram lé, me falaram que não receberam criticas direcionadas a arte ou até mesmo ao gráfico do jogo, diferente de quem fez jogos 3D, sempre tem um para reclamar que o gráfico esta ruim, apenas uma observação sobre o assunto, que costuma ser bem corriqueiro.

Quais cuidados devemos ter antes de enviar um projeto para a Steam.
A Steam é um lugar onde temos que pensar duas vezes antes de postar nosso projeto de vida la, afinal estamos falando de uma enorme vitrine, como falado no artigo do Blog Indie Games, "nós desenvolvedores olhamos para os nossos jogos como se fosse um filho, e isso nos deixa cego para os defeitos do mesmo ", então antes de ir postar seu jogo na Greenlight teste seu projeto em comunidades de desenvolvedores, e caso precise de um olhar mais sincero, participe de grupos e fóruns voltados para o publico "Gamer", eles vão ser extremamente sinceros.
Tome cuidado com pessoas próximas, elas podem mentir com relação a qualidade do seu produto, apenas para não te magoar, então procure sempre outras opiniões.

Com relação aos projetos que enviei para testes, o que eu posso analisar é que não é dificil entrar na Steam, conseguir 100% dos votos é só uma questão de tempo, com no máximo 2 meses e meio seu projeto pode ser aprovado.

Com relação aos projetos que envie para o experimento é obvio que foram propositais, mas fazia parte do plano ver reações honestas, o trailer do jogo Serial Killer Simulator foi feito para despertar o lado critico das pessoas, afinal quem colocaria uma cena do editor em um trailer '-'


Bom, eu ja removi os jogos, afinal, tudo tem limite, o projeto de estudo SKS, que de fato é um projeto real, porem de estudo, foi parar em um famoso canal que tem como objetivo citar os péssimos trailers de jogos na Steam GreenLight, então tomem essa experiencia como exemplo do como não se comportarem na Steam, evitem trailers [ bosta], coloquem Gameplay, é isso o que as pessoas querem ver, afinal por mais lixo que o trailer de Cube-Runner seja, ele não recebeu criticas, porque mostrava apenas Game Play, e para esclarecer, Cube-Runner também é um projeto real porem só Deus sabe se um dia vai realmente ser lançado, já o Simulador de Lua, ele não existe, foi inventado para o estudo.


Peço perdão a todos que não sabiam do estudo, e que ficaram bravos[putos], porque viram o Moon Simulator, e até mesmo o Serial Killer Simulator, me perdoem mas graças a esse experimento eu tenho inúmeras informações e dados sobre a Steam GreenLight.

Agradeço a todos que me ajudaram com esse artigo, e muitas informações vieram do estúdio Indie YFYX que já tem alguns projetos aprovados na GreenLight.
Visitem o ultimo jogo deles que esta em votação >> Clicando Aqui<<  e votem SIM:)

Conheça tambem uma grande lista de jogos Brasileiros que estão na GreenLight no link abaixo !
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=93041119

Caso tenha alguma duvida, enviem nos comentários, eu vou responder nos próximos videos do canal, então não perca tempo e inscreva-se :)
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A sua opinião  é muito importante comentai ai o que achou do artigo, e se já colocou algum jogo na Steam GL conte a sua experiencia.



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